Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

O Olho e o Computador

O primeiro computador surgiu em 1939, nos Estados Unidos. Desde essa altura até hoje verificou-se uma evolução tecnológica considerável que, inevitavelmente, se repercutiu nos diversos aspectos da vida diária.

Os ecrans de visualização dos computadores são a peça dos computadores mais importante em termos de repercussão ocular . De facto, os ecrans de visualização são utilizados diariamente no trabalho, na educação e como aspecto lúdico .

Quando se fala nos ecrans de visualização, também se devem considerar a televisão e os jogos electrónicos. A Televisão repercute-se de modo diferente, relativamente aos ecrans de visualização dos computadores, dado que nesse caso teremos que considerar apenas a visão de longe, o que origina uma menor concentração visual e, sobretudo, a não solicitação do esforço de convergência ocular.

Por motivos profissionais ou privados, de facto, hoje em dia, grande número de pessoas passa várias horas por dia diante dum ecran de visualização dum computador.

Foram efectuados diversos estudos no sentido de verificar se o ecran de visualização era responsável por diversas complicações oculares. Quer a emissão de radiações electromagnéticas perigosas, quer a causa de formação de cataratas não foram confirmadas. De facto, a emissão de radiação ultravioleta produzida pelos computadores parece ser menor do que a produzida por uma lâmpada fluorescente.

Outro problema apontado é o esforço ocular. E aí sim, são referidas quer diversas perturbações da visão, quer um desconforto ocular.

Diante de um indivíduo que se apresenta com sintomas aquando do trabalho com um ecrã de computador, será à partida difícil de distinguir entre as causas próprias responsáveis pelos sintomas e os factores “ favoráveis ”.

Podemos então pensar que os sintomas resultantes do trabalho com ecrã de computador serão o resultado de perturbações visuais ou dum ambiente visual desfavorável  ou mesmo, da associação dos dois factores .

Assim podemos considerar 3 causas/factores principais responsáveis pelo aparecimento da sintomatologia aquando do trabalho no ecrã de computador.

Como 1º factor temos o grupo das causas oculares. Neste grupo poderemos ainda subdividi-los em a) defeitos de refracção não corrigidos ou mal corrigidos, perturbações da acomodação, insuficiência de convergência e perturbações oculomotoras; b) patologias oculares como, por exemplo, alergias ou síndromes de olho seco ; c) uso de lentes de contacto .

Como 2º factor temos os factores ambientais ou ergonómicos. Aqui também deveremos subdividi-los em a) condições do local de trabalho, nomeadamente a iluminação, o grau de resolução do ecrã do computador, o brilho e  os reflexos no ecrã do computador .De salientar que no ecrã do computador não deverão estar reflexos de luzes artificiais ou provenientes da janela, razão pela qual o ecrã do computador nunca deverá estar posicionado em direcção à janela; b) de considerar igualmente as condições gerais do local de trabalho, onde se poderão incluir o grau de ventilação do local, o aquecimento, a influência do ar condicionado, o stress e a organização do trabalho e das pausas .

Como 3 º factor potencialmente implicado na causa da sintomatologia diante dum ecrã de computador teremos o estado geral de saúde, onde se poderão incluir não só as perturbações físicas ou emocionais, mas igualmente patologias cutâneas, tais como a rosácea e a seborreia.

Hoje em dia está mesmo definido um síndrome chamado Computer Vison Síndrome, o qual é caracterizado pólo cansaço visual associado ao uso prolongado do computador. É caracterizado por irritação ocular, olhos vermelhos, comichão, sensação olhos secos, fadiga, sensibilidade á luz, sensação de pálpebras pesadas e dificuldade em focar as imagens.

O utilizador dos ecrans de visualização dos computadores tem que manter permanentemente imagens bem definidas, daí que resulte facilmente numa tensão dos músculos do olhos. E os músculos extrínsecos do olho são histologicamente tecido muscular estriado, exactamente igual ao tecido muscular das pernas. Daí o cansaço, se o esforço muscular (ou visual) for prolongado.

Ou seja, os sintomas deste síndrome são resultado basicamente de 3 factores :

- patologia visual (miopia, hipermetropia, diminuição da visão de perto )

- condições ambientais inadequadas ( iluminação e posição na cadeira e posição utilizador-ecran incorrectos)

- hábitos de utilização do ecran de visualização errados (sem pausas )

Como é que se pode prevenir o aparecimento destes sintomas de cansaço visual?

- Posicionando  correctamente o computador a 50-60 cm dos olhos. A linha superior do ecran de visualização deve estar 2 cm abaixo da linha horizontal dos olhos. Inclinar o ecran cerca de 8 graus para cima . Uma boa postura é fundamental para diminuir a fadiga muscular e visual.

- Verifique a sua postura . Deverá manter a coluna e o pescoço sempre direito, de modo a evitar a tensão dos músculos do pescoço, dado que estes têm relação com os músculos extrínsecos do olho. As mãos deverão estar mais elevadas do que os cotovelos.

- Se usar documentos ao mesmo tempo, deverá fixá-los lateralmente, com suporte no computador, de modo a evitar movimentos excessivos da cabeça.

- Boa iluminação do espaço. É fundamental minimizar os reflexos no ecran de visualização, seja da janela , seja das lâmpadas.

- São importantes as pausas. De um modo geral, recomenda-se uma pausa de 5-10 minutos um cada 2 horas de uso. De modo a prevenir a fadiga visual , feche os olhos durante alguns segundos e foque durante alguns segundos objectos á distância.

- Se necessário coloque um filtro anti-reflexo no ecran de visualização.

- A atenção constante diminui a frequência do pestanejo. O pestanejo permite a lubrificação da córnea. Daí ser importante pestanejar mais vezes ou, caso necessário, colocar lágrimas artificiais lubrificantes, que evitam  a sensação de olhos secos.

 

Voltar