Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

O que é a Felicidade?

[ 22/10/2005 ]

Não existe uma definição para a palavra Felicidade.

Não existe definição de Felicidade!

Mas a felicidade existe! É possível! É real! Não é ilusão!

E ser feliz não é de certeza sinónimo de momentos de Felicidade! Momentos de Felicidade são apenas momentos agradáveis que acontecem a cada um de nós, quer em termos de trabalho, quer em termos de vida pessoal e familiar.

Penso que a noção de Felicidade é subjectiva, é perfeitamente variável de caso para caso. E, sobretudo, é variável o conceito que temos de Felicidade.

O meu conceito de Felicidade é composto por vários componentes:

- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - subdividida nos seus 3 componentes : autogestão emocional, conhecimento do nosso eu interior e assertividade/empatia.

- VIVER INTENSAMENTE O MOMENTO PRESENTE - Não desperdiçarmos o tempo, um bem tão precioso, que se esgota, quando não se vive . Não viver no passado, nem no futuro, mas o AGORA. E darmos tudo o que temos em cada momento, como se fosse o último instante de vida.

- A NOÇÃO DE QUE OS ERROS SÃO ELEMENTOS DE APRENDIZAGEM – entender os erros como degraus numa escalada que visa o crescimento pessoal.

- ESTAR CONTENTE COM O QUE TEMOS - aprendermos a valorizar o que temos, quer em termos profissionais, pessoais e familiares . E não pensarmos que poderíamos ser felizes com isto ou aquilo, com esta pessoa ou aquele dinheiro. No fundo, apreciar e incentivar a simplicidade.

- ESPERANÇA - nunca deixarmos de acreditar que podemos ser melhorar e alcançar os objectivos a que nos propusermos.

- AMOR - o que fazemos, as pessoas....termos a noção de que darmos amor é receber.

- AS DECISÕES QUE TOMARMOS SÃO ELEMENTOS DE CRESCIMENTO - diariamente temos que fazer decisões , quer nisto ou naquilo . São passos necessários.

- SER ÍNTEGRO - porque a honestidade e a sinceridade são necessárias para o bem estar interior . E o bem-estar interior é o elemento mais importante na sensação de plenitude.

- AUTOESTIMA - só com uma boa auto estima aprenderemos a valorizar-nos e a valorizar os outros.

Apreciados no seu conjunto os diferentes componentes de Felicidade dar-nos-ão a sensação de paz interior e de plenitude. Integrados no seu conjunto poderemos dizer que somos felizes.

Não é necessário ter muito para ser feliz, mas é necessário trabalhar muito o eu interior para sermos felizes.

E sem muito trabalho nada se consegue. Mas depois, é gratificante....afinal pode ser tão simples ser feliz, ter a alegria de viver, de nos deleitarmo-nos com a vida, de sorrir à vida e ao mundo.

 

Voltar