Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

O que é a inteligência emocional?

[ 22/10/2005 ]

Ser inteligente emocionalmente é um item para ser feliz, é um dos componentes para a Felicidade, é um dos segredos das relações interpessoais - é saber viver...

A inteligência emocional, na minha opinião, é decomposta em três componentes : a autogestão emocional, o conhecimento do eu interior e a assertividade/empatia. Basicamente, tem a ver, primariamente, com o conhecimento do interior, o crescimento e a evolução desse eu interior e a relação com o exterior.

E, antes de mais, para efectuarmos a gestão das nossas emoções, temos que nos conhecermos primeiro. Sabermos como somos e o que somos; conhecermos as nossas qualidades e os nossos defeitos.

Temos que reconhecer e identificar as nossas qualidades como ser humano e, se possível, melhorá-las! Mas também temos que reconhecer os defeitos, aceitá-los e, se possível, trabalhá-los de modo a diminui-los o máximo que pudermos. Mas e, sobretudo, ter a coragem de aceitar esses defeitos! Ninguém é perfeito!

E depois, a gestão das nossas emoções! Basicamente, os nossos antepassados reagiam por impulsos: agiam e depois pensavam! Tal como agem os animais. São provocados e reagem à provocação! Que diferença têm a maioria dos seres humanos?

São provocados no trânsito e como reagem? São provocados na rua e como reagem? Qual a resposta do ser humano à agressividade e impulsividade dos outros?

E, hoje em dia, é diferente? Infelizmente não! Os seres humanos evoluíram tão pouco. Reagem basicamente por impulsos! Por mais que se diga, continuam a reagir por impulsos!

E isso contribui para a Felicidade? A agressividade não gera agressividade? A impulsividade não gera conflitos e discussões?

Se os seres humanos sabem que existe algo mais por trás que permite o acesso ao bem-estar interior e à Felicidade, porque razão não procuram melhorar?

Parece-me claramente que a solução se chama Inteligência Emocional!

Temos que aprender a reagir superiormente. A nossa caminhada deverá ser essencialmente o crescimento e a evolução. Será que não temos capacidade de reagir de outro modo, que não apenas por impulsos? Será que não conseguimos perceber que o controle das emoções negativas é o caminho? Porque razão não devemos trabalhar o nosso eu interior no sentido da gestão das emoções negativas?

As emoções negativas deverão ser trabalhadas, deverão ser geridas e, sobretudo, controladas!

E conhecendo as nossas emoções, teremos a capacidade para tentar perceber e compreender as emoções dos outros seres humanos. E aí residem as relações interpessoais. E aí reside a sensibilidade aos outros. E aí teremos a capacidade de compreender os outros seres humanos, perceber as suas atitudes e os seus comportamentos. Assim teremos o binário eu-outros a funcionar em pleno, em respeito mútuo e compreensão.

Vivendo melhor connosco e com os outros, teremos mais hipóteses de ser feliz e de caminharmos sorridentes pela vida. E aí, cresceremos e evoluiremos como seres humanos.

 

Voltar