Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Falta de respeito ou egoísmo?

[ 10/12/2005 ]

Diariamente somos confrontados com a face mais agreste da vida: o egoísmo! Em qualquer situação, em qualquer atitude encontramos sempre o primeiro segmento: primeiro eu, depois eu, e depois eu...

Onde está a generosidade? Onde está a compaixão? Onde está a amizade? Onde está o amor?

O exemplo mais paradigmático ocorre no trânsito! Quem deixa passar quem? Quem cede a passagem ao outro? Mas em todas as situações em que o nosso ego esteja em competição; aí as coisas complicam-se! Até poderá haver alguma generosidade, alguma tolerância, alguma sensibilidade, alguma simpatia!! Mas quando o nosso ego está em competição por algo ou alguém, aí as hipóteses de desprendimento são reduzidíssimas!

Afinal nós estamos voltados para a auto satisfação, estamos voltados para a nossa sobrevivência. Penso que o ser humano foi criado para receber; ou então dar depois de receber!

Mas afinal é dando que se recebe no caminho da felicidade! Portanto a lógica do ser humano está errada! se queremos evoluir como seres humanos teremos que dar e dar e dar; ou seja teremos que aprender a não ser egoístas, a não pensarmos só em nós, porque isso não nos realiza como seres humanos e não nos permite caminhar! Se queremos caminhar teremos que ser solidários, gentis, sensíveis, ou seja, os egoístas isolam-se e são infelizes, e os empáticos conseguem realizar-se e sorrir à vida!

 

Voltar