Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Controlar os outros ...

[ 11/12/2005 ]

Há quem pense que controlar os outros é um meio de ser feliz, ou no mínimo...de ser mais seguro. Nada de mais errado!

A necessidade de controlar os outros, nas atitudes, nas acções e mesmo nos pensamentos é apenas e tão só o reflexo de insegurança, alguém que não acredita nos outros, nem em nada, e mesmo neles próprios.

Por trauma psicológico de infância, frequentemente e facilmente identificada, as pessoas têm dificuldade em acreditar nos outros. E para amar, é necessário acreditar nos outros! E para ser amigo, é necessário acreditar nos outros! E para confiarmos nos outros é necessário acreditar nos outros!

Quem quer controlar os outros, não é mais do que a manifestação duma insegurança mal disfarçada e não resolvida!

É impossível controlarmos os outros; é impossível controlarmos tudo!

Será muito mais fácil resolver o problema básico da nossa insegurança do que querer controlar os outros! Desconfiando nunca iremos confiar! Desconfiando nunca iremos amar! Porque amar é confiar!
Mais grave ainda é querer controlar o pensamento dos outros!

Grave ainda é querer mudar os outros!

Seria muito melhor se as pessoas que querem controlar os outros, empregassem essa energia no controle de si próprio e, muito melhor, no controle e gestão das próprias emoções!

Se temos tanta dificuldade em gerir as nossas emoções, como podemos querer ter a pretensão de controlar as atitudes, as emoções e os pensamentos dos outros?

E mais, a pessoa que se sente controlada vai querer libertar-se desse controle! É sempre assim!
Quem tudo quer, quase sempre tudo perde!

 

Voltar