Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Que realidade?

[ 25/12/2005 ]

As nossas crenças e os nossos preconceitos são os filtros do nosso olhar relativamente à realidade que vivemos.....
Ao olharmos para a realidade que presenciamos, automaticamente a definimos, a julgamos e a marcamos.....e depois entra em linha de acção o binómio pensamento-sentimento.
Pensamos que a realidade é aquela que nós filtramos pelos três factores: olhar, crenças e preconceitos.
Mas a realidade....é bem diferente!
Pensamos que a realidade é a nossa, a que nós vemos, a que nós filtramos. Não paramos sequer para pensar que há um cunho subjectivo em cada avaliação que fazemos. Há um sentido único, que é o nosso...o nosso ponto de vista, a nossa perspectiva!
E a realidade....é bem diferente!
Julgamos a realidade como boa ou má, por exemplo, porque a visualização é filtrada pelas nossas crenças e preconceitos...que estão dentro de nós!
fazem parte do nosso EU...foram-nos inculcados pela educação e pela Sociedade. Não tivemos escolha quanto a isso!
Temos escolha sim, é sobre a capacidade de percebermos onde estão estas crenças e preconceitos relativamente à realidade que nos é apresentada.
Temos escolha sim, é sobre a capacidade que temos de as retirarmos duma interpretação que fazemos da realidade.
A realidade é, pois, ela própria, única, despida de qualquer crença, preconceitos ou interpretações perfeitamente subjectivas. A realidade é ela própria, assim, sem mais nada. Através dos filtros que nós colocamos, assim teremos uma determinada interpretação. Mas isso significa tão somente que a realidade não poderá ser apenas a nossa interpretação.
A nossa interpretação é apenas e só mais uma perspectiva dessa mesma realidade. Não podemos e não devemos confundir a nossa interpretação com a própria realidade.
A realidade tem várias perspectivas de visão, várias interpretações. E há choques de interpretações quando 2 pessoas têm perspectivas de visão duma realidade exactamente complementares.
A realidade é qual afinal? E porque insistimos tanto em querer ter razão segundo a nossa perspectiva? E porque insistimos que a nossa perspectiva da realidade é a verdadeira?
A realidade é ela própria, é apenas ela... Nós é que a vemos de diferentes modos e perspectivas.
Numa relação interpessoal porque insistimos sempre em que a nossa perspectiva da realidade é que é a verdadeira?
Quem nos concedeu o estatuto de sermos os detentores da verdade?
Será que a nossa visão da realidade, eivada com o nosso subjectivismo, é ela própria o caminho da Felicidade? Certamente que não!
Ou será que é fundamental, para caminhar no caminho da Felicidade, ter a capacidade de ter diferentes perspectivas dessa realidade e, se possível sem o filtro das nossas crenças e preconceitos?

 

Voltar