Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Culpa ...

[ 22/03/2006 ]

A culpa está baseado no desejo sincero de poder  desfazer algo que fizemos ou ter feito algo que não fizemos.

A culpa é a imagem de marca do passado! É o impedimento de poder viver o momento presente, o aqui e agora, com a intensidade e concentração máxima.

Aprendemos a sentir culpa como método de aprendizagem. Desde cedo os nossos pais utilizam a culpa como método de ensino, de modo a que possamos crescer, viver e desenvolver, perfeitamente controlados por eles, e que nos comportemos exactamente como eles querem.

Daí se conclui que quanto mais facilmente culpáveis somos, mais facilmente somos inseguros e fáceis de manipular.

Assim, a culpa não é só uma ferramenta de ensino, mas igualmente de manipulação!

Os princípios, a ética e os valores que os nossos pais nos transmitem são os apropriados para eles. E não terão que ser necessariamente os nossos.

É evidente que as nossas acções provocarão efeitos e repercussões. Mas ninguém pode prever a resposta dos outros seres humanos. Ninguém tem essa capacidade predictiva.

Podemos e devemos sentir que fazemos algo aos outros que gostaríamos de não ter feito. Aí, pode haver espaço a tentar rectificar o que há para rectificar, nomeadamente pedindo perdão ou corrigindo o que há para corrigir.  Mas não deve haver espaço para que sintamos culpa pela nossa acção. Fizemos aquilo que deveríamos ter feito num determinado contexto. Se soubéssemos o que sabemos hoje certamente faríamos de outro modo.

Mas, acima de tudo, pensar que as decisões tomadas são as melhores naquele momento. E, além disso, seguir em frente e pensar que o que passou, passou.

Além disso, culparmo-nos não nos ajuda a nós, nem aos outros que eventualmente tivermos prejudicado com a nossa acção.

Uma vez reconhecidos os erros que cometamos, devemos ter presente que foi apenas uma lição, de modo a que não volte a repetir-se e que, deste modo, possamos crescer como seres humanos. Que mais podemos fazer do que aprender com os erros que cometemos.

Tornarmo-nos obsessivos com os nossos erros é apenas uma maneira de sermos miseráveis e diminuir a nossa auto estima.

 A culpa, de facto, não serve rigorosamente para nada. É algo que provoca danos mais ou menos graves no plano mental, emocional e físico.  

 

Voltar