Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Expectativas ...

[ 25/03/2006 ]

Porque colocamos expectativas em relação aos outros e em relação à vida?

Os outros são como são, devemos amá-los e aceitá-los como eles são, e não como gostaríamos que fossem....

Duma maneira geral colocamos expectativas demasiadas altas e daí colocarmos uma fasquia muito distante entre o sonho e a realidade.

A realidade já existe! É ela própria! Não é a imagem que sonhamos!

Porquê colocar expectativas tão altas em relação aos outros? Os outros são o que são! Gostamos ou não gostamos! Amamos ou não amamos!

No entanto, queremos manipular! Manipular os outros de modo a que correspondam ás nossas expectativa; manipular os outros de modo a que pretensamente atinjamos o paraíso. Mas o paraíso não existe! O que existe é a paz de espírito! E estar em paz de espírito é conjugar a realidade com o amor!

O paraíso tem a ver com a maneira como sentimos a realidade. Se colocarmos expectativas altas em relação a nós e aos outros e à realidade, estaremos sempre no campo da desilusão e frustração.

Porque não viver a realidade? Porque não mudar a nossa percepção da realidade baseada no sonho e na expectativa que gostaríamos que fosse?

O segredo está mesmo em nós próprios. Na nossa concepção de realidade e na integração dessa realidade com o nosso modus vivendi.

Saber viver é acima de tudo, uma perfeita integração entre o nosso Eu  e com os outros e a realidade. Saber viver é aceitarmos os outros como eles são; amá-los ou não amá-los, mas acima de tudo não os modificarmos, nem querermos que eles sejam como gostaríamos que fossem!

Colocar expectativas altas...é viver na desilusão!

A realidade já lá está! Nós é que chegamos a ela!

 

Voltar